terça-feira, 20 de outubro de 2015

Macarons de Coco e um passeio inesquecível...


O frio faz sentir-se em toda a parte. As temperaturas despencaram na última semana, os aquecedores foram despertados de seu sono que já durava 6 meses, uma xícara de chá quente virou o acompanhamento perfeito para quase todas as refeições, os vestidos leves deram lugar ao casacos mais pesados, as botas são os calçados da vez e os dias têm ficado cada vez mais curtos. Pois é, ainda é outono mas os sinais de inverno estão a nos rodear. Dá, literalmente, um frio na barriga, contudo é muito bom ver mais uma transformação da natureza em ação. É o fim de um ciclo e o começo de outro. É encantador! 





Bom, mas vamos ao que importa: ainda é outono e as cores dessa estação que mora no meu coração estão em seu auge...ou pelo menos estavam no último fim de semana quando fiz uma visita à Ilha de Orleans. Foi um fim de semana inesquecível! Na verdade, essa estação tem sido inesquecível para mim de diversas formas. Tanta coisa boa tem acontecido comido nas últimas semanas, tenho visto meu esforço sendo recompensado de várias formas, estou passando mais tempo com meu Amore e com a Praliné, vi a aurora boreal da janela de casa, tenho feito passeios incríveis e, para melhorar, as cores de outono desse ano estão particularmente mais belas! Os vermelhos estão mais vermelhos, o amarelo está mais amarelo e as folhas estão resistindo mais tempo nas árvores para nos presentear com as mais belas paisagens daqui. Me apaixono em cada esquina por tudo o que vejo.



Esse fim de semana, por exemplo, fomos à Ilha de Orleans em busca de um domingo bucólico e de belas paisagens. Mas encontrei muito mais do que isso. Além das belas paisagens e de um dia muito agradável, me reencontrei com a vida mais tranquila, com aquela vida que eu estava em busca quando decidi, junto com meu Amore, que imigrar para um país tão distante do nosso seria a melhor escolha a ser feita. Esse passeio foi o resumo do que eu busco para minha nova vida, foi um passeio calmo, sem pressa, com lindos cenários, arte por toda a parte, boa comida e boa bebida, excelente companhia  e muitas descobertas. Foi um passeio de novas descobertas e saí de lá revigorada e pronta para começar o próximo desafio dessa semana...que será um dos maiores que já vivi aqui. Saí de lá agradecida e mais apaixonada por essa cidade e por esse país. Saí de lá mais feliz e com a certeza que esse ciclo que se encerra em minha vida e o novo que está batendo a porta, será mais uma etapa de um vida que está sendo muito bem vivida!

Beijos para vocês e boa semana!



Tempo de preparo dos macarons: 15 Minutos
Tempo de secagem: 1 hora
Tempo de forno: 15 minutos
Tempo de preparo do recheio: 20 minutos
Rendimento: 50 a 60 macarons de 3cm de diâmetro (já recheados)
Receita da ganache de coco levemente adaptada da Joyce Galvão

Ingredientes para os macarons

110g de claras de ovo em temperatura ambiente
40g de açúcar refinado
225g de açúcar de confeiteiro
125g de farinha de amêndoas bem fina

Ingredientes para a ganache de coco

150g de chocolate branco de boa qualidade
50g de creme de leite fresco
60g de flocos de coco desidratados
30g de leite de coco

Modo de preparo

1. Bata a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro no processador. Bata usando a tecla pulsar, de 3 a 4 vezes, não deixando bater mais que 30 segundo em cada vez. Passe por uma peneira e reserve. 

2. Bata as claras em neve na batedeira, quando estiverem com volume e já brancas, adicione o açúcar refinado em chuva. Acrescente o corante em gel e deixe bater por mais alguns instantes até que fique firme, porém flexível. 

3. Para a macaronage, primeiro coloque 1/3 do merengue e misture até que fique uniforme. Acrescente o restante do merengue e envolva rapidamente com uma espátula de silicone. Tente fazer a menor quantidade de movimentos possíveis. Lembre-se de como você incorpora claras a massa de bolos, delicadamente e com movimentos envolventes...mas aqui tem que ser mais rápido e preciso, não podemos misturar demais, ok? 
O ponto da massa é uniforme, porém com textura...se ficar muito líquido, provavelmente você misturou demais e a massa perdeu sua estrutura. Transfira para o saco de confeiteiro e molde os círculos do tamanho desejado sobre o silpat ou o papel manteiga (eles devem estar apoiados em uma forma). 

4. Bata com a forma na bancada por 3 a 4 vezes até que todo o ar, que eventualmente possa estar dentro dos macarons saia. Coloque a forma sobre outra forma de abas baixas. Deixe descansar em temperatura ambiente por 60 minutos ou até que ao tocar o macaron, o mesmo não grude na ponta dos dedos. Deve ser formada uma casquinha.. Não deixe perto do fogão ou lugar úmido. Dê preferências para lugares frescos e secos. 

5. Enquanto o macaron seca, pré aqueça o forno a 150 graus. Depois do período de descanso, leve ao forno pré aquecido por 15 a 16 minutos. Para saber se está bom, dê leves toques na superfície, ela deve estar seca e com som levemente oco. Retire do forno e retire o silpat ou papel manteiga imediatamente da forma e transfira para uma superfície fria ou gelada (pode ser a bancada da cozinha). Se a bancada não estiver muito fria, borrife água fria e assim a temperatura irá baixar e ao causar o choque térmico o macaron irá desgrudar facilmente. Nunca tente desenformar antes que eles estejam completamente frios, ok? 
Se mesmo assim eles ficarem mais "resistentes"para sair da forma, leve rapidamente ao freezer e depois desenforme. 

6. Depois de desenformado, guarde em recipiente hermeticamente fechado e leve a geladeira. 

7. Prepare o recheio. Derreta o chocolate branco em banho-maria, adicione o creme de leite, o leite de coco e o coco. Deixe esfriar até ter uma textura que possa ser passada pelo saco de confeiteiro e manter o formato. Transfira para um saco de confeiteiro e recheie os macarons.


Dicas:
  • Os macarons podem ser congelados por até um mês, se recheados, ou até 2 meses, sem recheio. 
  • Caso você não tenha muita experiência com o preparo dos macarons, dá uma olhada nesse post aqui que eu te conto vários detalhes e te dou várias de dicas de como prepara-los, etapa por etapa. 

13 comentários :

  1. Que post mais delicioso. Viajei!
    Beijos, Priscila
    http://receitaesperta.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai Stef... estou suspirando aqui!
    Quanta beleza em suas fotos, em suas palavras e em seus macarons!
    A paisagem Canadense é encantadora, não? Também me apaixonei através do seu post. Aliás venho acompanhando suas fotos pelo FB e fico aqui sonhando... Outro dia depois de ver suas fotos, apareceu em minha timeline o artigo falando do visto Canadense para Brasileiros... fiquei bastante empolgada! Quem sabe um dia? Sim, o Canadá está em minha lista de países a serem visitados, porém não sei quando isso se tornará realidade.
    O que eu quero lhe dizer é que acima de tudo, talvez o seu olhar esteja diferente também... Focando no belo, no positivo e em tudo de bom que a vida pode nos oferecer! Fiquei refletindo por aqui também... a vida é tão boa pra gente (apesar de todas as dificuldades) e muitas vezes não nos atentamos para esses presentes que ela no proporciona...
    Quem dera poder fazer essa reflexão saboreando um macaron!... Seria a perfeição!
    Obrigada pelo post inspirador e cheio de beleza!
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainnn, que amor pelo seu comentário, Cintya! Eu realmente estou vendo a vida com outros olhos, deve ser o tal do amadurecimento, né? É impressionante como dou valor a coisas que nem me chamavam a atenção antes, e com certeza foco muito mais no que é bom do que no ruim....a vida é bela demais para deixarmos esses momentos para trás.

      Bom, quero que você saiba que minhas portas estão abertas! Vai ser um prazer te mostrar um pouco mais sobre essa cidade que eu amo tanto!

      Beijos e bom fim de semana!

      Excluir
  3. Nossa...Faz muito tempo que leio seu blog mas acho q nunca comentei,mas ultimamente senti a nescessidade de te elogiar pq seus post sao encantadores e envolventes demais pra serem somente lidos e nao comentados.Vc tem um dom bonito de introduzir uma historia antes de uma receita que as vezes me pergunto pq vc nao faz um programa ,eh sempre muito gostoso ler sobre suas aventuras e melhor ainda sobre suas receitas divinas.Acho q faria um enorme sucesso.Te admiro pela sua nova jornada,talvez pq vc esta vivendo o q eu sonho viver,algum dia quem sabe me mudo prp pra essa terra encantada tb.Obrigada por compartilhar conosco. essa aventura maravilhosa e me fazer querer mais ainda uma vidinha assim tb,cheia de historias novas e de muita comidinha diferente em um lugar magico assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amor pelo seu comentário, Caroline! Quanta energia boa!

      Obrigada pelo carinho e pelo incentivo! Fico muito feliz em saber que você lê os textos, sabe? Acho que acaba sendo uma conversa minha com os leitores e isso me faz muito bem!

      Espero que você possa realizar o seu sonho de morar fora e que você tenha muita prosperidade no seu caminho!

      Beijos,
      Stef

      Excluir
  4. Hum ki delicia esses macarons!!!hum eu quero 2 quero4 quero 10.
    incrível .Amei de paixão

    ResponderExcluir
  5. Olá Stefânia, tudo bem?

    Me identifiquei muito com seu blog, já até assinei para receber suas postagens. Gosto de suas receitas, suas fotos, seus passeios. Gosto muito do jeito que escreve.

    Nunca fiz macarons, já fiz e adoro 'suspiros', que aprendi com minha mãe. Esses macarons estão lindos nessa cor, e devem estar uma delícia, vou dar um 'pin' neles para guardar a receita no meu Pinterest.

    Abraços, e um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Regina,
      Tudo bem e com você!

      Que legal saber que você gosta do conteúdo do blog! Eu fico muito feliz quando recebo o feedback das minhas leitoras queridas!

      Os macarons são bem parecidos com suspiros mesmo! Eu também fazia suspiros com minha mãe quando era mais nova...era uma época muito bom e que sinto muita saudades!

      Espero que você possa testar os macarons em breve!

      Beijos e bom fim de semana para você também!

      Excluir
  6. ...seus textos, suas fotos... Viajo, sinto saudade de não sei o quê... Mistura de sentimentos bons!
    Stefânia, vc é encantadora, sorte do amore! rs

    ResponderExcluir
  7. Oi Stef! Também leio seus posts há algum tempo e acho todos inspiradores, assim como a leitora acima incentivou a criação de um programa culinário, rsrsrsrs, eu te incentivo a escrever um livro, daqueles com uma bela história, onde a comida esteja presente em todos os momentos rsrrsrs, ou somente um livro de receitas. Sua maneira de escrever é muito envolvente, muito sutil, consegue nos fazer sentir até os aromas de cada receita. Obrigada por compartilhar conosco essa sua história e receitas incríveis. Engraçado que a gente cria uma relação com as pessoas, seja através de blogs, programa de tv, nunca chegamos perto, mas já conseguimos sentir um carinho e desejar tantas coisas boas. Desejo muita luz para você!!! Em relação aos macarons, a quantidade de açúcar não precisa necessariamente estar na mesma proporção da farinha de amêndoas? Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você me emocionou com seu comentário, Carol! Muito obrigada, do fundo do coração, pelas belas palavras e pelo carinho!

      Sobre os macarons, quando eu faço pelo método francês, acabo mudando um pouco a proporção dos ingredientes, mas se faço com merengue italiano a proporção do açúcar e da farinha de amêndoas é a mesma. Como o merengue francês é mais frágil, a maior quantidade de açúcar acaba dando mais "força" para ele conseguir incorporar bem a farinha de amêndoas.

      Espero ter ajudado! Beijos e muita luz para você também!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...