quinta-feira, 5 de julho de 2012

Filet ao Molho de Malbec e Mostarda com Figos e Alecrim


Almoço simples. Boa comida. Boa bebida. É a tríplice perfeita para voltar ao trabalho mais disposta para enfrentar o segundo round. E em tempos que não consigo frequentar minha cozinha no horário do almoço para preparar uma refeição, um prato assim, mesmo sem muita pretensão, sempre me parece a melhor refeição que poderia ter ou querer. 

Então hoje eu deixou mais uma dica do que uma receita. Batatas coradas. Filé Mignon grelhado e um daqueles molhos improvisados com o que tem na geladeira. Sem muito planejamento, não é? Mas quem disse que precisamos passar a manhã pensando no que comer? Ah não, não precisa. Acho que um pontinho de inspiração é mais do que suficiente! Afinal de contas para cozinhar não é preciso muita coisa...bons ingredientes e boa vontade...não tem como dar errado.

Beijos para vocês e boa quinta!


Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes

300g de filé mignon 
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite de oliva

Para o molho

1/2 cebola roxa cortada em brunoise
3 grãos de pimenta preta
1/4 xícara de vinho tinto
1/2 xícara de caldo de carne caseiro
1 colher (sopa) de mostarda Dijon (eu usei com figos e alecrim, mas você pode usar a que tiver)
Sal a gosto
1/2 colher (chá) manteiga sem sal
1/2 colher (chá) farinha de trigo

Modo de preparo

1. Em uma frigideira, grelhe os filés até o ponto desejado. Retire do fogo e mantenha aquecido. Na mesma panela adicione um pouco mais de azeite (pouco) e refogue a cebola com a pimenta. Deglaceie o fundo da panela com o vinho e deixe reduzir um pouco. Acrescente o caldo de carne e deixe reduzir 1/3. Adicione a mostarda e deixe apurar um pouco. Prove os temperos. Faça uma mistura da manteiga com a farinha na mão (esse processo é chamado de Beurre Manié, ele dá brilho e é um agente espessante para o molho), e acrescente ao molho, misturando bem até obter a consistência desejada. Coe o molho e sirva sobre o filé.


5 comentários :

  1. olá!!!ficoulindo!!!

    é minha primeira vez no seu blog... adorei!!
    já sou sua seguidora...

    quando puder visite meu blog tb.

    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Hummmm que fome!!
    Queria saber fazer as batatinhas lindas assim, mas nunca consigo!! rs

    ResponderExcluir
  3. Stefania, que lindo prato, adorei a receita, simples e saborosa. Bjs pra vc.

    ResponderExcluir
  4. Maravilho!! E essas batatas coradinhas, huuuummmm (muitos hummmmssss). rsrs
    joice.santini@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bom, Stefania, só tenho uma coisa a dizer... seu blog já está no meu rol dos melhores. Tenho gosto modesto, mas prezo a boa comida, a criatividade, a apresentação e o quando essa cozinha me deixa embriagada. =) Já estou seguindo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...