quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Cocada de Forno Brûlée



Em minha fase onde a piromania sempre insiste em aparecer, tudo é passível de ser caramelado...ou apenas dourado com um maçarico culinário. Na verdade acho que além de dar um toque maravilhoso nas receitas, o que mais curto é ver a transformação que o fogo proporciona nos alimentos...se for no açúcar melhor ainda! É curioso, interessante e ao mesmo tempo fascinante o que acontece quando o caramelo começa a se transformar, não acham? 

Confesso que ao preparar essa cocada fiquei na dúvida em como apresentaria. O brûlée veio a minha mente como uma bala...mas ao mesmo tempo questionei essa opção com medo que a cocada ficasse demasiadamente doce...porém, sempre há apenas um jeito de saber, e esse jeito é tentando. Ok, cozinhar em uma noite de sexta sempre me parece uma ótima idéia, e saber que no dia seguinte já teria a sobremesa pronta, me pareceu uma idéia melhor ainda! 
E foi então que as 20:00h da minha super animada sexta-feira que eu estava cá em minha petite cuisine ralando um coco fresco (um trabalho ingrato eu completaria). Na verdade esse é o único trabalho que você vai ter ao fazer essa receita, por que o resto é assim, pá pum! Só misturar e levar ao forno...sem esquecer da melhor parte que é caramelizar a superfície. 

A cocada é deliciosa, chega até ser um tanto viciante...já que não adiantou muita coisa distribuir em potinhos pequenos para talvez enganar a gula...acabei comendo 2...querendo comer o terceiro pensei que minha lista de coisas a fazer até o fim do ano incluem perder terríveis 2kg que não me abandonam nem com reza braba...mas ok, quem sabe se eu ralar mais coco até dia 31 eu não fico mais magra, não é mesmo? Acho que se parar de querer casquinha caramelada nos meus doces também já seria um bom avanço... 

Beijos para vocês e boa quarta-feira!



Tempo de preparo: 15 Minutos 
Tempo de forno: Aproximadamente 40 Minutos 
Rendimento: Mais ou menos 10 Porções (maiores do que a da foto) 

Ingredientes 

3 ovos inteiros 
100g de açúcar refinado 
1 e ½ colher (chá) de extrato de baunilha 
1 lata de leite condensado 
330g de coco ralado fresco 
330ml de leite 


Açúcar cristal para caramelizar 

Modo de preparo 


1. Pré aqueça o forno a 150 graus. Em uma tigela bata os ovos com o açúcar e a baunilha (bata com o auxílio de um fouet). Acrescente o leite condensado e o leite e mistura até ficar homogêneo. Acrescente o coco ralado e distribua em recipientes que possam ir ao forno. Eu usei alguns pequenos e um médio que rendeu bastante. Leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 35 a 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Polvilhe o açúcar na superfície e caramelize com a ajuda de um maçarico. 

Sirva morno acompanhado de sorvete (de tapioca fica tudo de bom!). 

Dica: Se você não tiver um maçarico, não desanime! A receita pode ser adaptada. Ao passar o tempo de forno, aumente a temperatura para 190 graus e deixe mais alguns minutinhos até que doure em cima. Não vai ficar com a casquinha caramelada...mas fica muito bom também! Eu fiz dos dois jeitos e aprovei ambos! 


13 comentários :

  1. hummm deu água na boca, adoro pratos com a crostinha caramelizada....muita gente diz que compra o maçarico e ele fica a toa sem uso,mas para mim, é um ítem que uso sempre...adorei a idéia com sorvete...nunca provei esse de tapioca, vese ser muito bom... bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Stef, Stef!! será que vc poderia me dar uma diquinha? vou te mandar um email beijos Carmen

    ResponderExcluir
  3. adorei sua receita muito boa para o natal
    oi querida adorei suas dicas ...vou levar ok e ja te convido para conhcer minha cozinha ok
    tem sorteios rolando lá tirolez,ducoco e vitao bjokas sadhia

    ResponderExcluir
  4. Stefânia,
    Tenho uma grande variedade de receitas de cocada, é um doce muito apreciado aqui em casa, esta receita ficou deliciosa.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  5. Stefânia, você para variar arrasando... Nossa ficou demais isso, adorei!
    Beijão, Cecilia

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a receita e bem fácil.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Uma apresentação linda sua cocada, ficou delícia demais.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  8. Ficou lindíssima Stef! Eu adoro com a parte queimadinha do açúcar. (é minha parte favorita no creme brulée)
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  9. Que delícia! Adoro coco e mais essa casquinha caramelizada hum...Preciso urgentemente comprar um maçarico. Sempre que vejo receitas que precisam ser caramelizadas, me falta o dito cujo maçarico e tenho sempre que fazer minhas adaptações.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que delícia! A foto ficou maravilhosa e convidativa. Já anotei aqui, agradeço a partilha!
    Adorei suas receitas, voltarei com certeza!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  11. amo coco,apesar da galerinha de casa não gostar,vou fazer.
    bjs vivi-S.C
    meu blog(http://cozinhandocomretalhos.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  12. Sempre faço esta receita, mas nunca pensei em usar o maçarico. Genial!! Adorei :)

    ResponderExcluir
  13. OLA TE ENCONTREI PROCURANDO RECEITAS DE COCADAS.
    ESSA PARECE DELICIOSA.

    BACIONE

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...