sábado, 15 de outubro de 2011

Costeletas de Cordeiro em Crosta de Damasco, Pistache e Castanha do Brasil



Sábado tem um quê de felicidade. Todos os dias da semana também têm...mas sábado é especial. É o dia que posso me dedicar a fazer um almoço mais demorado e caprichado, que posso cuidar de mim mesma - fazer unha, cabelo, cuidar do Amore e relaxar sem ter muita hora para fazer qualquer coisa. Não diria que queria que todos os dias fossem sábado por que perderia a graça, gosto da rotina da semana...gosto de ter atividades diversas a fazer...mas com certeza gosto mais do sábado :D.

E o meu conceito do sábado perfeito foi bem realizado hoje, principalmente por conta do almoço e da cia do Amore. O cardápio foi definido no caminho para o supermercado e me deixou bem feliz. Além do cordeiro eu servi couscous com aspargos baby e ervilha, salada de folhas verdes com vinagrete de menta e framboesa; e para deixar o Amore mais feliz também rolou uma polenta trufada do jeito que ele gosta. O mais interessante é que apesar de adorar uma comidinha cheia de sabores, o que mais tem me deixado feliz é comer um belo prato de folhas verdes (rúcula, agrião, folhas de beterraba, mostarda, etc), já que a dieta está fazendo um super efeito e já perdi 3kg...essa não podia ser uma notícia melhor, concordam?

Bom, e para completar o meu sábado feliz, acho que ainda rola fazer um docinho hoje a tarde...e com trilha sonora de primeira, ao som de Dave Matthews Band tudo fica melhor!

Ah, estarei em Porto Alegre e Rio Grande/RS na próxima semana. Alguma dica legal de onde comer?

Beijos para vocês e bom fim de semana!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes para o cordeiro

500g de costeletas de cordeiro limpas e com uma pequena capa de gordura
1 colher (sopa) de azeite de oliva 
1 colher (chá) de mostarda dijon
Sal e pimenta do reino a gosto

Para a crosta

1/2 xícara de farinha de pão (bata no processador um pedaço de pão italiano ou baguette amanhecida até formar uma farofa fina)
2 colheres (sopa) de damascos secos picados
1 colher (sopa) de pistache (sem sal) picados grosseiramente
1 colher (sopa) de castanha do brasil picadas grosseiramente
Azeite de oliva a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. 

2. Misture todos os ingredientes da crosta e reserve.

3. Misture a mostarda com o azeite até ficar homogêneo. Tempere as costeletas com sal e pimenta do reino. Passe a mistura de mostarda sobre a carne e aplique uma camada generosa da crosta que estava reservada. Aperte bem contra a carne para grudar. Regue com um pouco de azeite de oliva e leve ao refrigerador por mais ou menos uns 10 minutos (esse tempo é suficiente para a crosta ficar bem grudada a carne).

4. Leve as costeletas ao forno que estava pré aquecido e asse até o ponto desejado. Para mal passado como o da foto, foram aproximadamente 25 minutos (pois tinha bastante carne na peça, mas vai depender do tamanho de cada peça e de cada forno, ok?). O Amore prefere mais passado, então para ele eu deixei mais uns 5 minutinhos. Retire do forno e deixe descansar por uns 2 a 3 minutos antes de servir.

A crosta é deliciosa, vale a pena até comer pura!

8 comentários :

  1. Stefânia,
    Lindas e também devem estar deliciosas, não tenho muito habito de preparar carne de carneiro, tenho de corrigir isso...
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Eita Chef, esse ficou fantástico!!! Parabéns!!
    Queria comer demais!! =D

    bjos.

    ResponderExcluir
  3. Esse título parece um poema! Que lindoooo ficou o seu prato :P
    Fantástico!!!!
    Um abraço, Queila

    ResponderExcluir
  4. Em Poa, coma no restaurante Marcos, no shoping bourbon contry (frutos do mar- vale cada centavo) .bjus. Rosangela

    ResponderExcluir
  5. Oi Vânia!

    Eu também não tinha hábito de comer carne de cordeiro não...mas de uns tempos para cá ela entrou nas minhas refeições e espero que nunca mais deixe de aparecer.

    Beijos para você!

    ResponderExcluir
  6. OI Ricardo!

    Obrigada, viu? E aquele Saint Honoré que vai sair hoje? Hummmm...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Queila!

    Poema são suas sobremesas, adorei todas!

    Beijos para você!

    ResponderExcluir
  8. OI Rosângela,
    Tudo bem?

    Obrigada pela dica! Eu comi no Marcos, mas acabou sendo em Rio Grande. ADOREI! Melhor camarão que já comi até hoje.

    Super obrigada!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...