sexta-feira, 22 de julho de 2011

Roast Beef de Filet Mignon com Manteiga de Ervas Finas

























Foto da Glau

Provavelmente essa deve ser a quinta vez que faço esse filet aqui em casa, possivelmente é um dos melhores jeitos de preparar esse corte...e com certeza é a forma mais prática que já encontrei para preparar, além de especialmente fabulosa no sabor.

É o tipo de preparação que você começa a fazer um dias antes. Mas peraí, eu não falei que era prática?! Mas é, vamos chegar lá. A única coisa a fazer um dia antes é temperar o filet com sal e deixar na geladeira. O que já me leva ao outro ponto, já que fiquei intrigada quando li a receita pela primeira vez. Como assim? Colocar sal antes? Não vai desidratar a carne? Não vai ficar salgado demais? Pois é. Não e não. Não fica desitradata, muito pelo contrário, fica extremamente macia. E não, não fica salgada demais...fica no ponto, já que a quantidade que colocamos é bem pequena. O sal trabalha aqui então totalmente a favor, fazendo com que a carne fique mais suculenta e macia...ou seja, excelente opção para outros cortes que não são tão macios como filet. Ótima dica, não é? Eu adoro!

Bom, mas e o molho. É não teve. Na verdade teria...mas eu o estraguei no meio do caminho e optei por algo simples, rápido e que combinaria super bem, uma manteiga de ervas. Já fiz com molho de vinho do porto, vinho tinto e redução do próprio caldo. De todas as formas foi sempre um excelente acompanhamento e em todas as vezes que servi esse filet, agradou a todos os convidados...ou seja, prato chave!

As fotos são da minha amiga Glau. E por falar na Glau e em seu talento, ela começou um novo projeto de fotografia onde é possível contratá-la para fazer lindos ensaios...o meu vai ser ainda esse ano! Cliquem aqui e vejam com seus próprios olhos o que eu quero dizer...é talento demais!

Beijocas e boa sexta-feira para vocês!

Foto da Glau

Tempo de preparo: 15 MinutosTempo de descanso: 1 noite
Rendimento: 10 porções (para o da foto, eu reduzi para 3 a 4 porções). Mas já fiz a quantidade total e o que sobrou foi o astro de deliciosos sanduíches para mim e para o Amore.

Ingredientes

Aproximadamente 2kg de filet mignon limpo
2 colheres (chá) de sal marinho ou flor de sal (Se for usar o sal fino, use metade)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva virgem
2 colheres (sopa) de grãos de pimenta do reino preta moídos grosseiramente

Para a manteiga de ervas

1/2 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 colher (sopa) de manjericão fresco picadinho
1/2 colher (sopa) de tomilho fresco picadinho
1/2 colher (sopa) de alecrim fresco picadinho
Sal a gosto

Modo de preparo

1. Tempere a carne com o sal e leve ao refrigerador. Deixe descansar por 1 noite ou por até 24 horas. Eu costumo amarrar o filet para ele não perder o formato. Você pode usar um barbante culinário e fazer o mesmo, ok?

2. Depois do período de descanso, pré aqueça o forno a 220 graus. Pincele a carne com o azeite e distribua a pimenta moída. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 30 minutos para ter o ponto da foto. O único porém pode vir aqui, já que cada forna se comporta de forma diferente. Pode ser que no seu seja um pouco mais ou um pouco menos, então fique de olho ou use um termometro para ajudar, ok?

3. Enquanto a carne está no forno, prepare a manteiga. Misture todos os ingredientes e coloque sobre uma folha de papel filme. Enrole como um bastão e leve a geladeira para firmar.

Retire a carne do forno e deixe descansar pelo menos 5 minutos para que os sucos da carne voltem para seu interior. Após esse período, fatie a carne e sirva com um pedaço da manteiga de ervas.

Vai por mim, é uma ótima pedida para qualquer jantar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...