terça-feira, 17 de maio de 2011

Crepes de Espinafre com Creme de Roquefort e Nozes



Eu já devo ter comentado com vocês que trabalho em uma empresa da área de telecom. Pois é, no escritório que fico aqui em Brasília faço parte da minoria, ou seja, sou mulher. Para vocês terem uma idéia em percentuais, estou falando de aproximadamente 80% de homens e 20% de mulheres. Hoje está até um pouco mais equilibrado, mas no passado houve um tempo que esse percentual era de apenas 10% de belas moças, contra os 90% da força masculina no ambiente.
Bom, mas e daí?! O fato é que apesar de fazer parte dos 20%, no ambiente que fico tem apenas outra mulher...ou seja, respiramos futebol, papos sobre mulheres, engenharia...e todas e mais aquelas brincadeiras masculinas que ouvimos diariamente. No início, há 5 anos atrás, eu ainda me surpreendia com algumas coisas. Mas e agora? Bom, há mais ou menos 3 anos e meio fui promovida a "Brother", o que no nosso ambiente quer dizer...eles não precisam ter "papas" na língua, eu vou ter que escutar tudo. As vezes é engraçado, as vezes é cômico e as vezes eu fico com vergonha e saio para deixá-los mais a vontade...ou seja, falar mais besteira.

Bom, mas essa conversa toda foi para dizer que um dos "Brothers" que foi transferido para SP veio na semana passada para uma rodada de reuniões. E por sermos amigos (by the way, ele que me apresentou o Amore), a primeira coisa que ele me disse foi: "Caraca Stef, como você tá gordinha!". 

Enfim, nem preciso dizer que minha pele passou de um tom claro e rosado para uma espécie de vermelho púrpuro, quase roxo! Como assim? Isso lá é coisa de se dizer a uma mulher?! Não, não é mesmo! Feio, feio, feio! Aquele sorrisinho sem graça não resolveu...mas a consciência bateu...realmente poderia perder uns 3Kg e não sentiria falta deles em momento algum...

...após  uma brincadeira sobre a protuberância no abdômen do meu amigo (Não ia deixar barato, né?! Essa é a vantagem de ser "brother"), resolvi ter uma alimentação melhor. Não é regime, mas sim comer melhor e de forma mais saudável. O que me faz pensar que não seria sacrifício nenhum, principalmente começando a semana com um delicioso prato como esse...

Beijocas e boa-terça feira para vocês!



Tempo de preparo: 10 Minutos
Tempo de descanso: pelo menos 30 minutos
Rendimento: Aproximadamente 6 crepes

Ingredientes para a massa

250ml de leite
2 xícaras de espinafre higienizado
2 ovos ligeiramente batidos
125g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal

Ingredientes para o recheio


150g de creme de ricota
80g de queijo roquefort
1 colher (sopa) de leite
Nozes picadas a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Comece pela massa. Leve uma panela com bastante água para ferver. Vamos branquear as folhas de espinafre. Quando a água ferver, coloque 1 colher (chá) de sal e as folhas de espinafre. Deixe cozinhar por uns 15 segundos e retire da água fervente diretamente para um banho de água com gelo. Esse é o processo de branqueamento e serve para dar uma textura diferente a hortaliça e também manter a cor.

2. Bata o espinafre branqueado com o leite no liquificador até ficar um suco bem verde. Coe e reserve.

3. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e o sal. Faça uma cavidade no meio e adicione os ovos e um pouco do leite. Misture bem, com a ajuda de um fouet, e vá adicionando o leite lentamente até obter uma massa lisa e homogênea. Se desejar passe por uma peneira também, eu não fiz.
Tampe o recipiente com filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos, ou por uma noite.

4. Enquanto a massa descansa, faça o recheio. Misture o creme de ricota com o leite e o roquefort até obter um composto liso e homogêneo. Tempere com pimenta do reino a gosto. Não será necessário usar sal pois o roquefort já é salgado. Se estiver muito forte para o seu paladar, coloque mais ricota.

5. Para finalizar prepare os crepes. Em uma frigideira anti aderente, faça os crepes do tamanho desejado. Eu deixei aproximadamente 1 minuto do primeiro lado e apenas uns 20 segundos do outro. Enquanto faz os crepes, mantenha os outros aquecidos. 

Para montar, coloque um pouco de recheio e salpique nozes. Feche em triângulos ou como um envelope.

Bon Appetit



A receita do crepe foi adaptada do livro: Le Cordon Bleu - Todas as Técnicas Culinárias (Amo!)

8 comentários :

  1. Hum! Acho super legal quando você tira fotos que mostra o "recheio" dos pratos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dos teus crepes ficaram com uma cor linda. Comendo assim nem vais notar que estás a fazer dieta, porque até para mim dieta é saber comer. Força.

    Beijinhos

    P.S- E se te der vontade de comer um doce faz o meu cheesecake light que de gordo não tem nada e o sabor é divino.

    ResponderExcluir
  3. Essa massa ficou maravilhosa, o espinafre deu uma cor toda especial. Uma abraço, Marta.

    ResponderExcluir
  4. Stefânia, que receita linda e saborosa. Vou experimentar. Abraço, Adriana.

    ResponderExcluir
  5. Seu blog é um pecado! Fico com fome td vez que venho aqui!!!
    tá de parabéns! já tá fazendo sucesso na minha familia inteira!

    ResponderExcluir
  6. Oi Stef, bom dia!
    Ando sumidinha dos comentários, mas to sempre aqui dando uma passdinha! Hoje me encantei com seus crepes e não podia deixar de dar um oi!
    Uma opção leve e saborosa nos dias de frio que a vontade é de comer e comer rsrsrs Tenho o creme de ricota em casa, vou fazer!
    Acho q não te contei a novidade ainda, vamos ter um baby :D Então agora to cuidando mais ainda da alimentação!
    As peras tb estão lindas, uma das minhas sobremesas favoritas, só a diferença é que geralmente faço com vinho branco!
    Bom restinho de semana!
    Bjos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  7. 10 pontos negativo pra esse "amigo" e nota 10 pros seus crepes!! Também vivo ouvindo comentários do tipo (afinal, 10kg à mais do que nos vídeos que apareci, não é pouca coisa...) e não é nada agradável.

    Um grande beijo,

    Talita

    ResponderExcluir
  8. Stef, seus crepes estão lindos mesmo!! E devem ser deliciosos, combinar roquefort e nozes é celestial!

    Ah, e vamos combinar que gente que fala de gordura dos outros não merece.. er... comer!!!!! Kkkkkkkk!

    Beijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...