terça-feira, 19 de abril de 2011

Pavlovas com Framboesas e Pêssegos...com o que tinha na fruteira e na geladeira



Eu não sou a maior fã do mundo de doces não...mas acho que sou a maior fã do mundo em prepará-los. Adoro mesmo! E as vezes me pego pensando sempre nas vantagens e desvantagens de tudo que acontece...inclusive no que acontece dentro da minha cozinha. Para a preparação de sobremesas eu cheguei a seguinte conclusão...as gemas são as preferidas dos cremes...sorvetes...docinhos...não que as claras não sejam úteis, muito pelo contrário, elas são demais (e engordam menos também...), mas a variedade já não é tão extensa, temos mousses (não é todos que só usam claras), merengues, bolos....e graças aos queridos Australianos(Ou Neozeladenzes..há um pequeno conflito aí que não quero entrar no meio), temos a Pavlova.

Bom, a Pavlova é quase um suspiro...(e põe suspiro nisso...ao comer você suspira de satisfação)...mas tem algumas diferenças no preparo e na montagem da sobremesas. Nas minhas fontes de casa encontrei diversas variações, umas usavam vinagre e maisena...outras apenas açúcar e claras...e outra que foi exatamente a que escolhi, com claras de ovo, açúcar e sal. Quer ser mais simples? Impossível! E o melhor, não tem como errar...é uma daquelas sobremesas que é a prova dos dias que não estou com muito "talento" para a cozinha, sabe? Mais uma vantagem dela é que podemos variar as combinações de cobertura...aromatizar a base...é versátil mesmo!

E pensando em versatilidade (adoro essa palavra) e aproveitamento (adoro mais ainda), aproveitei as claras que precisavam se despedir do meu congelador e as frutinhas que pediam atenção e não queriam ir para o congelador também. Enfim, tudo conspirou para minha sobremesa de segunda-feira...por que não tem coisa melhor que começar a semana assim, né?! Pensando em coisas boas....e por falar nisso, já ouviram a expressão "Casou perfeitamente"? Bom, nesse caso...para essa sobremesa...eu diria que "Viveram felizes para sempre..."

Beijos de uma moça que conta os minutos para o feriado....



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: 40 Minutos
Rendimento: 6 a 8 Porções

Ingredientes

3 claras em temperatura ambiente
185g de açúcar refinado
1 pitada de sal

Para o recheio e cobertura

1 xícara de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar
1/4 colher (chá) de extrato de baunilha
Frutas variadas (eu usei framboesas, pêssegos blueberry)
Xarope de Blueberry (Opcional)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 140 graus. Lave e seque muito bem o bowl da batedeira, é importante que ele não tenha nenhum vestígio de água ou gordura. Coloque as claras em neve e bata em velocidade média/alta até começar a espumar. Coloque uma pitada de sal e bata mais um pouco. Quando começar a firmar e já estiver mais lisa, polvilhe o açúcar e continue batendo por mais ou menos uns 7 minutos, ou até que ao passar um pouco do merengue entre os dedos, esse não deixe nenhum vestígio de açúcar.

2. Forre uma forma com papel manteiga e faça "montinhos" com a ajuda de 2 colheres. Eu tinha feito alguns círculos no papel para me ajudar e não deixar as pavlovas muito monstrinhas, sabe? Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos. Não abra o forno no meio tempo senão elas vão rachar...eu descobri isso do pior jeito...então vá por mim, ok?
Quando passar esse tempo, desligue o forno e deixe as pavlovas esfriarem dentro do forno com a porta entreaberta.

3. Quando as pavlovas estiverem frias e for perto da hora de servir, bata o creme de leite com o açúcar e a baunilha até obter um creme chantilly de textura mais suave. Coloque sobre as pavlovas e decore com as frutas...eu ainda dei um toque de xarope de blueberry...ficou bom demais!





9 comentários :

  1. Não consigo fazer mesmo não sei por que mas não consigo linda a tua linda mesmo,bjokinhass

    ResponderExcluir
  2. Que linda. Ficou uma maravilha. Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Ai q delícia!!! perfeita a apresentação!!!bjinhos! e Feliz Páscoa!!!

    ResponderExcluir
  4. Delicia de Pavlova!
    Beijinhos grandes e uma Santa Páscoa.

    ResponderExcluir
  5. Que linda que ficou. De encher os olhos! Uma ótima páscoa! Tem sorteio no meu blog. Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Stefânia,
    Ficou linda e perfeitinha a sua pavlova... Esta com um aspecto delicioso : ) Com essa fruta toda so pode ter ficado uma maravilha.

    Beijinhos e Boa Pascoa!

    ResponderExcluir
  7. Queridex,

    Ai que delícia! Quando vc faz essas delícias doces vc lembra da minha pessoinha!

    Delícia total,

    beijos,

    Pati (a Sato)

    ResponderExcluir
  8. Ficou ótima e linda, usei morangos, cerejas e kiwi...aproveitei para fazer uma 'calda' que vi no programa da Nigella com limão, morango e açúcar de confeiteiro! Delícia!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...