sábado, 16 de abril de 2011

Costeletas de Cordeiro em Crosta de Panko e Herbes de Provence





Tem dia que agente acorda e quer passar um dia de luxo, né? Para mim esses dias significam fazer um bom almoço e não ter que lavar louça. Ahhh, não é por que não posso mais deixar minha unha bonitinha que quer dizer que vou encostar o umbigo na pia e não sair mais. Por que não tem nada menos luxuoso que molhar a blusa toda em uma pia cheia de louça, né? Ahhh, e ainda ficar com aquela mãozinha macia depois de 30 minutinhos de hidratação com detergente...vida dura!

Bom, hoje eu decidi que teria um dia de diva e que teríamos um almoço nota 10! Acordei cedo, fui para aula e fiz uma prova (fui bem), passei no La Palma, cheguei em casa e fui direto para a cozinha....minha cabeça tinha tanta idéia que resolvi tentar ser um pouco mais prática para ganhar um pouco mais de tempo. A idéia do almoço partiu quando ainda estava dirigindo e tudo se formou rapidamente...inclusive a certeza que hoje a louça seria do Amore por que Diva que é Diva tem que ter seu dia, né?

Os pratos não foram muito complicados de fazer...alguns precisavam de algumas etapas...mas nada de muito demorado. Os sabores foram dignos desse dia que para mim seria "luxuoso" e a recompensa também. Por que além do Amore lavar louça ainda sobrou um tempinho para aquele cochilo gostoso da tarde...

...queria ser diva todo dia...e você?

Beijos e bom fim de semana!

Tempo de Preparo: 15 Minutos
Tempo de Forno: 20 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes

450g de costeletas de cordeiro limpa
1 xícara de panko* (se não tive use farinha de pão, mas o panko dá uma textura bem interessante)
1 colher (sopa) de herbes de provence
1/4 xícara de queijo grana padano ralado fino
1 colher (sopa) de mostarda dijon
1 colher (sopa) de mostarda l'ancienne
1 colher (chá) de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Em um prato grande, misture o panko com as herbes de provence e o parmesão. Reserve. Misture as mostardas com o azeite. Reserve. Tempere com sal e pimenta as costeletas de cordeiro. Passe a mistura de mostarda por toda a carne (não passe nos ossos), empane as costeletas com a mistura de panko e acomode em uma assadeira pequena (que já deve estar untada previamente com azeite de oliva). Leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 20 minutos, ou até ficar no ponto desejado (a carne deve ficar de pé para que doure igualmente por todos os lados). 

Para acompanhar eu servi um delicioso arroz com inspiração asiática ensinado pelo professor Max:

Ingredientes para o arroz

1/2 xícara de arroz basmati
1 xícara de caldo de legumes quente
1/2 cebola pequena picada em cubinhos
1 colher (sopa) de manteiga
1 abobrinha pequena cortada em pequenos cubinhos (retire as sementes, só use a parte da casca com um pouco de polpa)
1 berinjela pequena cortada em pequenos cubinhos (retire as sementes, só use a parte da casca com um pouco de polpa)
1 colher (sopa) de gengibre picado em cubinhos
1 dente de alho
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xícara de leite de coco

Modo de preparo

1. Coloque o caldo de legumes para ferver. Refogue a cebola na manteiga, depois que a cebola estiver translúcida acrescente o arroz. Refogue bem o arroz e acrescente o caldo de legumes que deverá estar bem quente. Tempere com sal e pimenta. Cubra com um círculo de papel manteiga. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos, ou até o caldo secar bem. Reserve

2. Em uma frigideira, refogue o gengibre com o alho em um pouco de azeite. Acrescente a abobrinha e a berinjela e refogue mais um pouco. A idéia aqui é não refogar muito os vegetais, eles devem manter a cor e dar textura ao prato. Acrescente esse refogado ao arroz e misture bem. Adicione o leite de coco, prove o sal e se necessário tempere mais um pouco. Sirva imediatamente.

Esse é um dos meus pratos preferidos no momento.

Eu decorei com um pouco de ciboulette e uma redução de vinho tinto.

*O panko é uma espécie de flocos de pão. Pode ser encontrada em casas de produtos gourmet ou japoneses.

9 comentários :

  1. Stefânia
    Nome (da receita) comprido e chique, receita chique, foto chique demais!
    Tenho até medo de fazer e não ficar igual.
    Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Menina, chique mesmo, nunca experimentei costeletas de cordeiro,mas essa crosta hummm, muito boa
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Sensacional a ideia para essa carne, parabens Stef!
    Bjks, De!

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem... so vc pra me salvar.. tenho que fazer um jantar e era isso que eu queria.. mas pode ser um file no lugar de cordeiro?

    ResponderExcluir
  5. OI De!

    Nossa, obrigada, viu? Mas não fica com medo não...a receita é bem tranquila de fazer. Tenho certeza que você vai tirar de letra!

    Beijos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  6. Oi Paula!

    Então, o cordeiro é uma carne um pouco mais forte que a bovina. É diferente...mas é muito gostosa também!

    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  7. OI De!

    Obrigada Querida! Eu fiquei bem feliz em receber o seu comentário!

    Beijos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  8. Oi Helo,

    Claro que pode! Você pode usar a carne que quiser! Eu acho que no filet seria interessante dar uma dourada antes na manteiga (ele já montado com o panko) e então levar ao forno só para dar o ponto...daí seria menos tempo de forno, ok? Mas se quiser ser mais prática e sujar menos louça...leva direto ao forno que tenho certeza que vai ficar bom também!

    Espero ter ajudado!

    Beijos,
    Stefânia

    ResponderExcluir
  9. Olá, andava a ver blogues e encontrei o seu, adorei. Já sou sua seguidora.Tem umas receitas ótimas, só dá é vontade de comer. Já agora também tenho um blog se quiser espreitar blogsugestoes.blogsopt.pt será muito bem vinda.
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...