domingo, 3 de outubro de 2010

Orecchiette com Brócolis e Lingüiça

Se eu pudesse descrever em que fase estou, diria que é italiana. Todo dia estou com vontade de comer massa ou de fazer. O que de certa forma é ótimo, não é mesmo? Além de serem pratos nutritivos, são super rápidos e fáceis de fazer...principalmente aqueles que você nem precisa fazer a massa. Pá pum!

Mas qual é o problema disso?! Bom, na verdade não é um problema...mas o que acontece é o seguinte. Eu o Amor entramos para o clube do vinho da Grand Cru aqui de Brasília. O que significa que uma vez por mês nós recebemos 3 rótulos de diferentes partes do mundo. Junto com os vinhos, recebemos alguns folhetos com explicações sobre a história de cada uva e da região onde são produzidas no país em questão. Há também algumas sugestões de harmonização. Então já que os vinhos chegarão todos os meses (em setembro foi o primeiro), decidimos criar o nosso próprio clube do vinho. O que quer dizer que quando recebemos os vinhos, vamos oferecer um jantar para um casal de amigos e vamos tentar harmonizá-los com pratos típicos de cada região.
Esse mês recebemos vinhos da Califórnia, uma região que está crescendo bastante na produção de vinhos e que já têm vários rótulos famosos e premiados. Foram entregues um Pinot Noir, um Chardonnay e um Cabernet Sauvignon. E onde está o problema aí? Bom, o jantar será sábado e eu ainda estou super em dúvida do que servir. Até por que quando falamos em pratos tipicamente americanos, eu me lembro logo dos hamburguers ou aquelas refeições gigantes mas que não são o melhor acompanhamento para vinho...e vocês? Mas ao mesmo tempo sei que existem pratos típicos com muito potencial e que serão excelentes acompanhamentos para os vinhos....mas quais são? Estou com tanto prato italiano na cabeça que não consigo conceber nada que não seja Ítalo-Americano, sabe?

Bom, essa é a tarefa da semana e serei eternamente grata se puderem me ajudar mandando dicas do que fazer, desde a entrada até a sobremesa. Pois como diria o velho ditado...duas cabeças pensam melhor do que uma, não é? Imaginem várias!



Tempo de Preparo: 5 Minutos
Tempo de Cozimento: 15 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena bem picada
200g de linguiça
Uma boa pitada de pimenta seca amassada
300g de oreecchiette
200g de brócolis em floretes
40g de queijo pecorino ralado na hora (ou parmesão), mais um pouco para servir
Sal, se necessário

Modo de preparo

1. Aqueça o azeite em uma frigideira em fogo baixo e refogue a cebola, mexendo de vez em quando, por 6 a 7 minutos, ou até que fique bem macia. Abra a lingüiça e retire a carne com um garfo. Acrescente os pedaços de lingüiça e a pimenta à panela e aumente o fogo para médio. Cozinhe, mexendo sempre, por 4 a 5 minutos, até que a carne esteja dourada.

2. Enquanto a lingüiça está refogando, cozinhe o macarrão seguindo as instruções da embalagem, até a massa ficar al dente. Quando estiver faltando uns 5 minutos para completar o cozimento, coloque os floretes de brócolis e deixe cozinhar junto com a massa.

3. Escorra o macarrão e o brócolis e coloque na frigideira com a carne da lingüiça. Misture o pecorino e sirva imediatamente, com uma tigela de pecorino a parte.



Receita retirada do livro: 200 Receitas de Massas deliciosas

6 comentários :

  1. Adoro! pasta com brocoli!!! Eu geralmente faço linguine con brocoli e aglio (picado fininho e tostado!) que delicia!! Voce me deu uma boa idéia para o almoço de hoje :-)

    ResponderExcluir
  2. Stefania, eu adoro a "fase massas". Apesar de ter feito menos aqui em casa, até para diminuir um pouco as calorias, é a que mais gosto...rs.

    Adorei a receita, acho a linguiça uma ótima combinação com massas.

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  3. Dá uma olhadinha no livro do jamie oliver nos EUA.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Bárbara!

    Ótima dica do linguini! Ainda tenho um pouco de brócolis aqui...vou testar!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Ai Dani, nem posso pensar nas calorias...senão começo a fase saladinhas...nada mais....

    Também acho que a linguiça combina super bem com massa...com gnocchi fica show também!

    Beijocas e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. OI Júlia,

    Obrigada pela dica! Vou olhar sim, adoro o Jamie!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...