quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sua Cozinha Perfumada

Hoje não tem receita. Hoje tem uma das melhores dicas que aprendi nos últimos tempos.
Como eu comentei no post anterior, fizemos uma noite de hambúrguer aqui em casa para os Amigos. No início, se transformou a noite da fumaça. A minha coifa não funcionou lá essas coisas e uma cozinha com janelas pequenas, fez com que meu apartamento inteiro ficasse com cheiro de hamburguer. Também bem pudera, acho que foram quase 20 hamburgueres...mas pelo menos apenas os 5 primeiro produziram esse efeito.

Bom, no dia seguinte acordei cedo e fui arrumar a bagunça do dia anterior. Lavei a louça, limpei o fogão e limpei o chão. Mas o cheiro de hamburguer ainda estava no ar...Meu Deus, o que fazer? Sprayzinho não funcionou, e agora? Por sorte fomos almoçar na casa da minha sogra e eu comentei com ela. E aí que entra a fantástica dica. Ela sugeriu ferver manjericão por alguns minutos...segundo ela o cheiro desapareceria completamente. Sim, a mesma erva que usamos para fazer pesto, temperar molhos, enfeitar pratos....essa ervinha tão consumida na Itália e que faz parte do meu dia-a-dia há tempos.

Como na casa dela há uma plantação de manjericão (sim plantação mesmo, eles viraram um arbusto lindo!), ela me deu 2 maços bem grandes da erva para eu fazer a tal infusão em casa.
Chegamos em casa, coloquei uma panela grande com água na panela e um maço do manjericão...a água começou a ferver....e derrepente um delicioso cheiro de manjericão no ar...pronto! Desapareceu o cheiro de hamburguer do ar! Que maravilha! O melhor é que o cheiro de manjericão ficou super suave...ou seja, nada enjoativo. Que maravilha, né?
O Amor acordou do seu soninho pós almoço, e gostou tanto do aroma que pediu para eu ferver o outro maço.

É isso meus Queridos Leitores e Leitoras, espero que a dica seja tão útil para vocês quando foi para mim!

Boa Quinta-Feira a todos!


18 comentários :

  1. Eu tava no fatídico dia! eheheheh =)
    Com cheiro ou não, valeu a pena!E legal saber do majericão (acho que o Rafa e o seu love tinham comentado comigo sobre isso).
    Imagino que delícia o cheiro da casa com manjericao... deve dar vontade de comer alguma coisa bem gostosa! ahahahah beijo e saudades!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia! Eu costumo ferver um pau de canela com cravinhos também para espantar cheiros, digamos, inesperados...rsrs
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Belzita!

    Pois é menina, a dica é tudo de bom! Sabe que sem cheiro ou não, dá vontade de ferver manjericão denovo só para sentir aquele aroma delicioso?

    Tô pensando em fazer um chá da tarde lá em casa, em agosto, pois estarei de férias...o que acha? Ah, só meninas...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Stef!
    Que ótima dica! Eu tenho uma coifa mto boa então o cheiro de fritura até q não se espalha, mas queria fazer um fondue sábado e estava desanimada por causa do cheiro (pena q a coifa fica no fogão e nao na mesa rsrsrsrs)... Mas acho q sua dica tb deve dar certo nesse caso né?? Adorei!!!
    Acabei nao comentando o risoto, mas amei!!! Sabe q tb adoro um mofadinho... com frutas então: perfeito!!!
    Beijocas,
    Pri.

    ResponderExcluir
  5. OI Pérola!

    Pois é, minha mãe também deu essa dica. Mas o manjericão realmente fez mais efeito.

    Beijocas e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri!

    Então, funciona sim...o cheiro tava até nos quartos, acredita? E a casa toda ficou sem cheiro de hamburguer e foi invadida pelo aroma delicios do Manjericão.
    Sobre os queijos...hummm, também adoro! Inclusive deu vontade de comer agora...rsrs

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. Ola Stefania, ótima idéia mesmo. La em casa qdo faço é a mesma coisa. E o marido adora, as vezes deixo de fazer por causa do cheiro tbém. No meu caso eu tbém acho q minha coifa para o hamburguer não resolve muito...rs

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani!

    Então Menina, por outro lado agora não temos mais desculpas, né? Não vai ser mais o cheiro que vai atrapalhar...

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  9. Nossa Stefânia, sua receitinha de hoje caiu do céu!
    Rs, ontem fiz peixe aqui em casa e ficou aquele cheirinho...Estou com pouco manjericão aqui em casa, mas vou testar já!
    bjoka e vendo o seu post anterior, o cheiro de fumaça valeu a pena, né?!
    O hambúrguer ficou divino :)

    ResponderExcluir
  10. lendo sobre a plantação de manjericão da sogra, e seus dois maços, só consegui pensar que eu ficaria com todo o cheirão da fumaça hamburguística pairando no ar (e cabelo, e roupas...) porque ia comer todo o manjericão!
    descobri que amoadorovenero manjericão nesses últimos tempos. :)

    mas a dica é boa. e cheirosa. nham.
    (e lindo o hamburguer da postagem anterior.)

    beijo, beijo.

    ResponderExcluir
  11. Oi Déia!

    Me conta se deu certo por aí, tá? Não adianta, tem alimentos que fazemos e depois lembramos dele o dia todo por conta do cheiro, né?
    Ahhhh o Hamburguer....ficou tão gostoso...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Quéroul!

    Que relação forte com o manjericão, hein? Mas não tem como não adorar essa ervinha...o cheiro é divino, o sabor também e ela ainda deixa nossa horta mais bonita, não é mesmo?

    Mas olha, é só você comprar vários maços, daí vai ter que usar de qualquer jeito, senão vai perder...aí fica um pouco para você comer e outro pouco para perfumar a sua cozinha...rsrsrs

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  13. oi pessoal, alguem pode me ajudar? moro no rio de janeiro, adoro salsa, manjericão, alecrim, sempre compro eles fresquinhos, mas não sei como conservá-los, coloco na água e daqui a pouco tá tudo mucho, mesmo em água filtrada eles morrem, então alguém têm uma boa dica pra mim, fiquem todos na paz com deus e desde já obrigado, abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi Sandra!

    Olha, para conservá-los frescos é um pouco mais complicado. No caso do manjericão, escolha sempre aqueles que tem raízes, aí você coloca em um copo ou jarra com água, troque a água todo dia...assim ele dura mais. No caso da Salsa, ela não dura muito tempo. Então se eu vejo que vai perder, eu lavo e seco muito bem as folhas, coloque em um saquinho próprio para freezer, tirando todo o ar e levo ao congelador. Para o alecrim, é o mesmo procedimento acima, com exceção da parte de lavar, ele deve ser congelado sem lavar, esse processo deve ser feito apenas na hora de usá-lo.

    Bom, é isso. Espero ter ajudado.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. muito obrigado stefânia, adorei suas sugestões, vou segui-las .bjs.

    ResponderExcluir
  16. Que bom que gostou Sandra! Se precisar de algo mais é só falar, ok?

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  17. Oi Stefânia,
    Uma outra receita que pratico aqui em casa para tirar cheiro de carnes e peixes e fazer um grande chá de cravo e canela. Nas noites frias, este perfume cai muito bem e aniquilia os cheiros que não são bem vindos no momento. Tenho vontade ter uma hortinha igual a sua segunda foto. Você saber onde podemos encontrar assim (para ap) aqui em Brasília?

    ResponderExcluir
  18. Oi Leili!

    Então, acredita que eu fiz isso outro dia também?! Estava com pouco manjericão e usei essa combinação...o cheirinho ficou uma delícia também! Concordo com você, para noites frias é uma exclente opção.

    Quanto aos vazinhos, eu não sei onde comprar aqui...mas vou atrás e se encontrar te aviso, ok?

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...