terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Risotto de Limão Siciliano e Parmesão



Eu tenho uma atração interessante pelos limões sicilianos. Sempre que os vejo no supermercado eu compro vários, independente de ter alguma receita em mente para fazer ou não. Acho que compro pelo simples fato de pode vê-los em minha cozinha. São lindos, não acham? E aqui em Brasília não é o tipo mais fácil de encontrar e também o preço não é dos mais atrativos não...mas mesmo assim, lá vou eu todo sábado onde sei que vou encontrar e acabo comprando alguns, afinal de contas...a vida é feita de pequenos prazeres! E em relação a última compra...acho que teremos várias receitas usando limão siciliano pela frente... Yupppiii!
Bom, começando a semana "Limão siciliano com sal e açúcar", resolvi fazer uma receita simples e rápida e que eu adoro, um risotto. Tá que não é um dos pratos preferidos do Amor (ele não é um dos maiores fãs de arroz, risottos, e afins), mas eu estava com tanta vontade de comer que esse foi um dos pratos do almoço (que por sinal foi até light), acompanhamos com um frango assado com cerveja ao perfume de alecrim e uma saladinha com Cherry Tomatos, Alface, Azeite extra virgem, Salsinha e Parmeggiano Reggiano. Bom, como todo risotto, o grande segredo é saber o ponto de cozimento dos grãos que não devem estar demasiadamente cozidos e nem crus, e sim "al dente". Como tudo que é feito com carinho, o saldo foi muito positivo, o Amor gostou e comeu tudinho, eu sou supeita...mas adorei, ficou uma delícia. Sabor, textura, aroma. E o melhor de tudo, tudo pronto em menos de 30 minutos e sem fazer sujeira na cozinha!



Tempo de preparo: Aproximadamente 30 minutos
Serve: 2 a 3 pessoas

Ingredientes
1 xícara de arroz arbóreo (nào lave)
1/2 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola média picada em pequenos cubos
1/2 xícara de vinho branco seco
Aproximadamente 4 xícaras de caldo de legumes/frango
Raspas de 1 limão siliciano
2 colheres (sopa) cheias de parmesão ralado
Sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo
1. Leve ao fogo o caldo de galinha e deixe ao lado sempre fervendo. Leve ao fogo uma panela e derreta a manteiga juntamente com o azeite, agregue a cebola e deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Adicione o arroz e refogue por mais alguns instantes, acrescente o vinho e não pare de mexer até que o vinho evapore completamente. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, tempere com sal e pimenta, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte após a anterior ter secado. Prove e quando os grãos estiverem "al dente", já é hora de desligar o fogo. Adicione as raspas de limão siciliano, o queijo ralado e a manteiga. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos e vá agradar a seus convidados, ou a você mesmo, pois seu risotto estará uma delícia!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...